Campo de futebol de três lados em formato hexagonal, onde três times jogam ao mesmo tempo. Na década de 1960, o situacionista dinamarquês Asger Jorn criou um jogo chamado Futebol de 3 lados (3sided football/ Triolektisk fodbold), no qual não dois, mas três times deveriam se enfrentar em um campo de formato hexagonal, colaborando mais do que competindo, concordando entre si a respeito do que é e o que não é permitido, ao invés de serem controlados por uma força externa.
Exposições:
> Copa do Mundo MAPA:/, SESC Palladium -2014
> Cartografias do Comum, Espaço do Conhecimento - 2014.
Em outras palavras, trata-se de um jogo sem regras e sem juiz. Como aplicação do seu método “trialético” – em oposição à tradicional dialética, Jorn propõe romper a dicotomia de classes sociais, trazendo as entidades ditas neutras, a exemplo, a mídia e o estado, para dentro da partida.
A Copa do mundo 2014 do MAPA:/ propôs um novo jogo. Inspirados pelo Futebol Trialético / Three sided football de Asger Jorn e pela tradição do futebol de várzea, Uma Copa do Mundo feita em um dia, num único jogo negociado até a exaustão. O formato do campo é o hexagonal. Oito seleções participando, todas representando países que não participaram da Copa do Mundo daquele ano. Começam o jogo três times em campo, com sete jogadores em cada. Como nas peladas, não tem juiz, nem bandeirinha, nem nada: tudo é combinado ali na hora. O campo é o de várzea, mais descampado que gramado, às margens do ribeirão arrudas, dividindo as várias paisagens da cidade. O sistema de substituição é o “de fora”: cansou, saiu. Entra outro no lugar. De outra seleção. Até que não existam mais times, apenas cores. O time que receber menos gols será o vencedor. Ou não.
Jogo exibido na Exposição: Copa do Mundo MAPA:/, SESC Palladium -2014.
Jogo exibido na Exposição: Cartografias do Comum, Espaço do Conhecimento - 2014.
voltar para o topo